top of page
Buscar

Como escolher a melhor opção de soundbar para a sua casa

Atualizado: 19 de ago. de 2020

Uma das melhores formas de aumentar a capacidade de áudio de sua televisão é instalando junto a ela um soundbar. Esse equipamento, bastante versátil e eficiente, pode ser instalado em praticamente qualquer TV, seja ela smart ou não. Porém, muitos não sabem como escolher esse tipo de produto e acabam esbarrando em especificações técnicas que não são muito autoexplicativas.


Existem diversos modelos desse equipamento, desde os mais simples e menores, até modelos mais complexos para quem quer transformar verdadeiramente o ambiente da TV em sua casa.



O que é uma soundbar?


Uma soundbar nada mais é do que um aparelho de som estéreo que serve para aprimorar a experiência sonora de uma televisão. Geralmente o produto têm dimensões compacta, bem diferente de um sistema de home theater completo que se destaca por seu tamanho. Uma soundbar possui, em geral, dois alto-falantes, o que configura o que é chamado de sistema 2.0 de áudio. Contudo, é normal encontrarmos modelos que acompanham um subwoofer, o que faz com que a estrutura passe a integrar um sistema 2.1. Porém, diferente de um sistema de home theater completo, a soundbar não ocupa tanto espaço, o que a torna a escolha favorita de muitas pessoas. Apesar de não proporcionar a mesma experiência sonora, a soudbar já é capaz de transformar o áudio emitido pela televisão, mudando significativamente como o som da televisão é percebido em filmes, música e show.




Como escolher uma soundbar?


É normal ter essa dúvida ao começar a pesquisar sobre o assunto. Afinal, como em diversas categorias, há diversos modelos disponíveis de soundbar para os consumidores escolherem.

Usos e características do ambiente


Qual será a utilidade da sua soundbar? Essa provavelmente deve ser a primeira pergunta que você deve fazer. Se você pensa em aprimorar a experiência sonora da sua televisão durante os filmes, jogos e músicas, esse produto pode ser uma alternativa para você.

Além disso, também é preciso levar em conta o tamanho do seu ambiente. Uma soundbar com 50 a 100 watts geralmente é o suficiente para cobrir uma sala ou quarto de até 15 m². Se o cômodo for maior do que esse, será necessário investir em um equipamento de potência maior.

Sistema de som


Uma soundbar geralmente é caracterizada por um número, que pode ir de 2.0 a 7.1. O primeiro número faz referência a quantidade de alto-falantes do equipamento. Já o segundo indica a quantidade de subwoofers conectados, que é o aparelho responsável por emitir os tons mais graves.


Outras características


Além do uso, tipo/tamanho do ambiente, potência e sistema de som, outras características devem ser observadas na hora de se comprar uma soundbar. Uma delas é o modelo, já que há diferentes formatos para esse equipamento. Alguns aparelhos são categorizados como “base”, situação em que a televisão é instalada sobre os alto-falantes. Porém, o modelo tradicional é aquele retangular e geralmente posicionado à frente das TVs.

Também é preciso observar a conectividade da soundbar. Se você pretende se conectar a ela usando o Bluetooth, precisa se certificar que o aparelho possui esse tipo de conexão. Além disso, a presença ou não de um subwoofer pode determinar a presença mais destacada dos tons mais graves, algo que é preferível para alguns tipos de conteúdo exibidos.

76 visualizações0 comentário
bottom of page