top of page
Buscar

Projetores

Atualizado: 23 de jun. de 2020

Saiba o que levar em conta ao comprar um projetor para sua casa ou para a sua empresa



Já faz algum tempo que os projetores saíram do mundo corporativo e entraram no dia a dia de muitas pessoas, seja na empresa, na escola ou em casa. Junto a essa popularização, vieram também novas tecnologias como alta definição de imagem, reprodução em 3 dimensões e até luzes de LED. Algumas perguntas necessárias de se fazer antes de encontrar o projetor ideal: * Qual espaço que tenho disponível? * Como é a iluminação deste local? * Quantas pessoas terão de ver a imagem projetada (em média)? * Qual será o principal uso?


Diante destas questões, conseguimos saber se é necessário um projetor multimídia ou home theater para o espaço. Além disso, é possível saber o tamanho médio do display, a quantidade de lúmens necessários, a taxa de contraste, brilho e resolução adequada. 


Os projetores multimídia são melhores para escolas e empresas, pois normalmente, nesses ambientes não há luz controlada. Já o home theater é mais comum em casas e eventos, uma vez que nestes ambientes, geralmente, são vistos vídeos e fotografias. Junto com a luminosidade, é recomendável checar se o aparelho tem uma boa taxa de contraste. Quanto maior essa taxa, melhor. Ou seja, um projetor com alta taxa de contraste consegue produzir uma variação maior de cores e mais detalhes do que um com baixa taxa.  Vale lembrar também que a luminosidade diminui à medida que o projetor fica mais longe da área de exibição. Se o contrário for feito, a imagem fica com mais brilho. Por essa razão, os projetores geralmente indicam em seus manuais as distâncias máximas e mínimas com as quais trabalham.









Em relação às lâmpadas, a duração média é de 2 anos. O tipo de lâmpada utilizada também influencia a quantidade de lúmens projetada, pois alguns modelos, quando chegam à metade de sua vida útil, projetam apenas 50% da capacidade máxima do projetor.  O som e o suporte de qualidade também são importantes para garantir a performance e a segurança proporcionada por esses aparelhos.

15 visualizações0 comentário
bottom of page